jul 172011
 

Às vezes me pergunto: Para que serve o jaleco na área de saúde?

Para evitar que os pacientes sejam contaminados pelas roupas “sujas” dos profissionais? Ou para prevenir que os profissionais se contaminem nos hospitais ou com os pacientes?

Nas UTIs é preciso vestir uma roupa privativa, lavar as mãos e só depois visitar os pacientes. Atualmente são disponibilizados reservatórios de álcool gel para higienização das mãos, antes de visitar um paciente, para não levar contaminação externa a ele.

Então, está mais do que provado que o jaleco tem a função de evitar que sejamos mais um vetor de contaminação para o paciente evitando assim a infecção hospitalar, ao mesmo tempo em que evitamos contaminação própria ou da nossa família.

É uma roupa privativa hospitalar ou de consultório, portanto, é importante haver a conscientização do não uso no trânsito extra-hospitalar pelos profissionais da saúde.

Comumente vemos não só aqui, mas na maioria das cidades, colegas médicos, enfermeiros, auxiliares, bioquímicos, pessoal da limpeza e da copa, etc transitando por todo ambiente hospitalar, se dirigindo para seus veículos e vindo dos mesmos, em passeios pelos shoppings ou fazendo lanches rápidos próximo aos hospitais.

Ora, se deve ser obrigatório trocar de roupa, lavar as mãos antes de visitarmos os pacientes para evitar que já debilitados se tornem mais expostos a contaminações externas, os próprios profissionais da área devem ser o exemplo.

Um dos motivos da incidência crescente de infecção hospitalar, que nem sempre está no ambiente insalubre do hospital, mas facilitado pela circulação de bactérias através dessas vestes.


Adcionar no Orkut

  One Response to “A FUNÇÃO DO JALECO”

  1. Pena que alguns de seus colegas e outros profissionais que atuam em hospitais não têm essa consciência. Abraço.

 Leave a Reply

(required)

(required)


+ 6 = nove

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

More in Saúde Pública (460 of 534 articles)